ONU exige que o governo argentino cumpra os protocolos internacionais na busca de Santiago Maldonado

Fonte: Tiempo ArgentinoA ONU expressou preocupação com a falta de resultados da investigação e exigiu o cumprimento das normas existentes para casos de desaparecimento forçado de pessoas.

“A Convenção estabelece parâmetros claros para a realização de uma investigação sobre esses tipos de eventos, especialmente quando há possíveis indícios da participação das forças públicas”, disse o comunicado divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas, por meio de seu escritório especializado Direitos humanos.

O texto não é mais do que uma crítica e uma intimação ao governo de Maurício Macri pela péssima tarefa realizada pelo Estado argentino na busca de Santiago Maldonado, a mais de um mês de seu desaparecimento.

O Escritório Regional para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh) exigiu a adesão aos protocolos internacionais existentes para casos de desaparecimento forçado de pessoas.

Vale lembrar que este não é o primeiro aviso da ONU a este respeito. Já tinha se manifestado no mesmo sentido no dia 7 de agosto, sem resultados por sinal, quando solicitou de forma inequívoca para localizar Maldonado com urgência e uma semana atrás se ofereceu para colaborar e fornecer assessoria técnica, algo que ainda não foi posto em prática.

70480_bastbillaje-maldonado
Imagem: www.tiempoar.com.ar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s