Governo Macri: os mesmos nomes, as mesmas práticas.

Opinião
Por Damián KrausCampanaDesiertoHoy

Do genocídio das nações originárias da região austral do continente na infame Campanha do Deserto, sob o mando do general Roca, isso no final do século XIX ‒ com seu correlato chileno do outro lado da cordilheira, a mando de Cornelio Saavedra; havia e há conexão constante entre tais etnias de ambos os países, por isso a perseguição comum. Passaram-se as lutas dos trabalhadores na década 20 do século passado, nas quais morreram centenas de operários, e tantas outras sagas de esmagamento de combates libertários.


O governo de Mauricio Macri parece querer uma e outra vez retomar as “melhores tradições” de limpeza étnica e social do patriciado argentino.


O governo de Mauricio Macri parece querer uma e outra vez retomar as “melhores tradições” de limpeza étnica e social do patriciado argentino. Não à toa o seu ministério está povoado de sobrenomes de voraz brilho oligárquico. Não à toa o seu patrício ex-ministro da Educação, justamente, e agora candidato a senador pela província de Buenos Aires, falou numa “nova Campanha do Deserto”, e ufanou-se ‒ inacreditável! ‒ de meter preso um pivete por dia. Estamos falando de Esteban Bullrich cujos antepassados se enriqueceram vendendo as terras da Patagônia que arrebataram aos índios na infame “Conquista del  Desierto” (1878-1885). O local dos arremates estava onde hoje fica o shopping Pátio Bullrich.

O que hoje está fazendo o Estado argentino a mando do governo de Mauricio Macri, no caso do #desparecimentoforçado de #SantiagoMaldonado e das comunidades mapuches patagônicas em resistência, é uma vergonha e é de uma violência pavorosa. É coisa que não se via há mais de três décadas, desde a restauração democrática. Mais ou menos como no Brasil, o Estado de Direito vai se esfumaçando lenta e perversamente, até, quem sabe, tudo se tornar trevas rotineiras, aceitas e também defendidas por ampla parcela da população.

Nihil novi sub sole: nada de novo sob o sol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s