Repressão aos jornalistas

FONTE: www.pagina12.com.ar│O fotógrafo Pablo Piovano tirava fotos de um pelotão policial. A repressão mal havia começado quando um dos policiais apareceu e atirou nele com balas de borracha a queima-roupa. “Eles miraram e me dispararam a meio metro”, disse o fotojornalista com quase vinte anos de experiência no Página12, que não fora o único trabalhador da imprensa vítima da violência das forças de segurança. Entre os feridos estavam também o fotógrafo do mesmo jornal Leandro Teysseire; seus colegas Germán García Adraste, de Clarín, e Federico Hauscarriaga, de Anred; e o cinegrafista de C5N Guido Rodríguez.

Piovano recebeu mais de dez impactos em seu peito, abdômen e braço. Ainda na Plaza Congreso, com a camisa branca manchada de sangue, relatou a este jornal que quando foi baleado “estava com os olhos ardendo por causa do gás, e tinha a câmera na mão, no ar”.

na04fo01_14

Também houve violência contra jornalistas que estavam dentro do Congresso, onde uma pessoa que afirmou ser “chefe da segurança dos deputados” tentou retirar à força do recinto a dois trabalhadores da mídia que tomavam nota de uma reunião no corredor entre Elisa Carrió, Graciela Camaño e Marco Lavagna. Quando os jornalistas se recusaram a deixar o lugar, o homem deu uma cabeçada na testa a Nicolás Florentino, editor do portal Letra P.

O Sindicato de Prensa de Buenos Aires repudiou a “repressão brutal para votar uma lei contra o povo” e exigiu “garantias para o exercício da liberdade de expressão”. O sindicato, que convocou uma conferência de imprensa nesta tarde às 15h afirmou que “o governo de Maurício Macri voltou agredir os trabalhadores da imprensa” e exigiu “a renúncia da ministra da Segurança, Patricia Bullrich, responsável política de repressão. Também repudiou “o cinismo” e exigiu uma retração pública de Marcos Peña, Chefe de Gabinete do presidente Macri, quem afirmou que os jornalistas feridos foram de fato agredidos pelos manifestantes”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s