José Vivanco: “Com as (atuais) prisões preventivas, Alfonsín deveria ter ido à prisão”

“É tão absurdo que fica difícil pensar que não se trata de uma perseguição judicial”, afirmou José Vivanco, diretor para as Américas de Human Rights Watch (HRW).

FONTE:elDestapeWeb

José Vivanco, diretor para as Américas de Human Rights Wacht (HRW) questionou as prisões preventivas decretadas pelo juiz federal Claudio Bonadio no caso da assinatura do (tratado) Memorando com o Irã. Em entrevista para o jornal Perfil, ele afirmou que “a acusação à ex-presidenta Cristina Kirchner e outros 11 acusados no caso pelo memorando com o Irã é tão absurda que é difícil pensar que não se trata de uma perseguição judicial. A detenção preventiva é muito mal fundamentada e não satisfaz os padrões mínimos exigidos pelo direito internacional dos direitos humanos”, disse.

Vivanco também explicou que se as prisões preventivas fossem aplicadas em outros casos, o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín deveria ser preso: “Um tribunal da Colômbia poderia processar amanhã por “encobrimento” (crime de favorecimento no código penal brasileiro) o presidente Juan Manuel Santos por sua negociação em matéria de justiça com as FARC. Ou, com a mesma tese, Raúl Alfonsín poderia ter sido preso por promover as leis de “Obediência Devida” e “Ponto Final”.

0000429982

O diretor da HRW avaliou o governo Macri e apontou erros: “(Macri) propôs à CIDH um candidato indigno; limitou o acesso de ativistas à cúpula da OMC (Organização Mundial do Comércio) – que a Argentina sediou-, sem dar explicações sérias; e também vimos declarações muito preocupantes de alguns funcionários em relação ao uso da força durante os protestos acontecidos após a morte de Rafael Nahuel supostamente nas mãos da Prefectura (força militarizada nacional)”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s