Avós da Praça de Maio após a aparição da neta 127: “Fechamos este ano com boas notícias”

Trata-se da filha de Carlos “El Tula” Poblete e de María del Carmen “Pichona” Moyano, ambos militantes de Montoneros sequestrados em Córdoba entre abril e maio de 1977,  ainda estão desaparecidos. “Nós a esperamos já faz quarenta anos, a amamos e esperaremos todo o tempo que for necessário até ela processar tudo”, disse uma das tias.

A titular das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, contou a história da neta 127, recuperada no dia 27. Juntamente com suas tias, que a procuraram durante os últimos 40 anos, revelou que ela é filha de Carlos “El Tula” Poblete e María del Carmen “Pichona” ou “la gorda” Moyano, ambos militantes de Montoneros. Eles foram sequestrados em Córdoba entre abril e maio de 1977 e ainda estão desaparecidos.

1514495340553

“Alguns dias atrás, pudemos anunciar a restituição da neta 126, que está conosco agora, hoje fechamos o ano, em nosso 40º aniversário, com mais uma feliz notícia: o encontro da neta 127 a que poderemos  conhecer em breve para abraçá-la e aproximá-la da sua história “, comemorou Carlotto.

A neta 127 nasceu no final de junho de 1977 na ESMA (Escola Mecânica da Armada, centro clandestino de detenção e desaparecimento de presos políticos na última ditadura militar). No momento de seu sequestro, María del Carmen estava no oitavo ou nono mês de gravidez e deu à luz pouco depois.

 A apropriação de menores era uma prática sistemática do terrorismo de Estado que consistia em seqüestrar, desaparecer e ocultar a identidade dos filhos de presos políticos-desaparecidos, muitas vezes por meio de partos clandestinos e adoções ilegais, no âmbito da ditadura militar sangrenta autodenominada Processo de Reorganização Nacional que governou a Argentina entre 1976 e 1983.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s