Economistas preveem uma inflação de 20% em 2018

Após a mudança na meta da inflação pelo governo (de 10% a 15%), economistas já começaram a atualizar suas projeções e apontam o aumento de preços entre 19% e 20% para este ano.

FONTE: Informe Político

Amilcar Collante, por exemplo, afirmou que os dados preliminares que está analisando indicam que a inflação de dezembro passado foi a mais alta de 2017, cerca de 3%, o que dá um índice acumulado anual de 24%. Em dezembro tradicionalmente há “reaquecimento”, mas desta vez teve o aumento das tarifas.

De acordo com o especialista em questões econômicas, membro do Centro de Estudos Econômicos do Sul (CESUR), a conferência de imprensa dada por membros do Governo e do Banco Central (veja aqui) “afetou bastante as expectativas de inflação e também a credibilidade oficial”.

argentina_inflacion2_32-696x391

Por sua vez, o economista Rodolfo Santángelo também estimou que a inflação de 2018 será de cerca de 20% no final do ano, após a mudança de metas feita pela Casa Rosada. Ele ressaltou que os dados da inflação para dezembro “serão muito altos, acima de 2%” e que este ano será semelhante a 2017 em termos de crescimento, inflação e números fiscais.

Embora Ecolatina não tenha feito uma previsão sobre a inflação anual, sustentou que o aumento dos preços será impulsionado pela inércia inflacionária (na última década, os preços aumentaram em média para 25% ao ano), o ajuste tarifário (o outro lado da redução dos subsídios para diminuir o déficit) e as expectativas crescentes de inflação, que gera demandas salariais ou aumentos de preços elevados superiores ao novo objetivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s