Um indiciamento a CFK “às pressas”

Numa semana marcada pelo aumento do dólar e a volta ao FMI, o Juiz Ercolini indiciou Cristina Kirchner e seus filhos

FONTE: Página 12

Quando o dólar alcançava os 25,52 pesos, um novo recorde histórico, o juiz federal Julián Ercolini indiciou a ex-presidente e atual senadora Cristina Fernandez de Kirchner por suposta lavagem de dinheiro na causa Hotesur. A medida judicial também se estendeu para os seus filhos, Máximo e Florencia Kirchner, num processo que investiga supostas contratações feitas com hotéis da família por alguns empreiteiros que realizaram obras públicas.

na07fo02

Ercolini realizou o processamento “oportunamente” na tarde do dia 14, enquanto o governo sofria um novo revés no mercado de câmbio, apesar de seu controverso pedido de socorro ao FMI.

O juiz tinha chamado a prestar depoimento a CFK e seus filhos em 25 de agosto do ano passado, após a vitória da ex-presidente nas PASO (eleições primárias) da província de Buenos Aires.

CFK declarou em 9 de novembro nos tribunais federais e novamente denunciou a perseguição política e judicial contra ela e sua família. Na sua defesa, a ex-presidente apresentou um escrito e não respondeu a perguntas. No texto rejeitou a acusação em termos jurídicos e políticos, e, nesse contexto, observou que desde o governo “procuram encobrir um plano [econômico] que se sustenta apenas com mentiras”.

Os promotores federais Gerardo Pollicita e Ignacio Mahiques consideraram que os acusados realizaram uma “manobra criminosa” entre 2009 e 2015 “para se beneficiar ilegitimamente com contratações públicas” por 16 milhões de pesos (aproximadamente R$ 2,5 mi) “canalizados a favor de intermediários e, finalmente, para a empresa da família presidencial “.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s