Além da crise econômica, agora a política: os ministros da Energia e da Produção foram demitidos

Numa semana, o governo demitiu o presidente do Banco Central e os ministros de Energia e da Produção. Crise sem fim.

FONTE: Primereando las noticias

O governo de Mauricio Macri decidiu demitir, logo após a partida da Argentina com a Islândia na estreia da copa do mundo, os ministros da Energia, Juan Aranguren, e Francisco Cabrera da Produção. A crise política é o resultado de uma crise econômica que parece não ter fim.

image

Eles serão substituídos por Javier Iguacel e Dante Sica, respectivamente. O governo macrista escolheu a estreia argentina na Copa do Mundo da Rússia para confirmar as mudanças.

O ministro Aranguren é responsável pelos aumentos brutais das tarifas dos serviços públicos. Ele era, sem dúvida, o funcionário mais repudiado pela sociedade. Significa o final do “tarifaço”? Segundo o acordo com o FMI, o ajuste nos serviços vai piorar em 2018 e 2019.

Por sua vez, Cabrera não conseguiu desenvolver uma política produtiva que gerasse mais atividade e emprego.  Foi outro dos funcionários questionados pela sociedade pela abertura indiscriminada das importações que atingiram duramente os produtores argentinos.

Contudo, tanto “O tarifaço” quanto a abertura comercial são políticas estruturais do Cambiemos, que o próprio presidente Maurio Macri defendeu publicamente.

A essa duas demissões deve ser acrescentada a do presidente do Banco Central Federico Sturzenegger demitido quinta feira 14. O Macrismo enfrenta a pior crise política e econômica desde que chegou à Casa Rosada em 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s