Avós de Plaza de Mayo apresentam o neto recuperado de número 130

A associação Abuelas de Plaza de Mayo apresentou na quinta feira o neto recuperado de número130, Javier Matías Darroux Mijalchuk, filho de Elena Mijalchuk e Juan Manuel Darroux, desaparecidos em dezembro de 1977 durante a ditadura militar.

FONTE: Tiempo Argentino

3515874931b4d3d75624e5bd20315399_main
(Foto: PEDRO PEREZ)

Javier Matías Darroux Mijalchuk, o 130º neto recuperado pelas Abuelas de Plaza da Mayo, falou numa conferência de imprensa junto a titular da associação Estela de Carlotto, quando recuperou a sua verdadeira identidade: “Há muitos na minha situação, eu convido vocês a reunir coragem e se aproximar das Abuelas”

Javier Matías se aproximou da sucursal das Abuelas da cidade de Córdoba com dúvidas sobre sua origem, incentivado por sua parceira e amigos. Ele sabia que era adotado. Em sua certidão de nascimento estava escrito que ele havia sido encontrado por uma mulher a 3 quarteirões da ESMA (centro de detenções clandestinas da escola mecânica da marinha), perto do local onde Elena Mijalchuk foi vista pela última vez.

“O tio Roberto Mijalchuk recebeu a chamada tão esperada no telefone fixo que ele nunca cancelou. A CONADI (Comissão Nacional pelo Direito à Identidade) lhe comunicou  que tinha encontrado seu sobrinho. Matías Javier Darroux Mijalchuk conheceu assim sua origem e hoje nós, as #Abuelas, damos-lhe a boas vindas a esta enorme família”, disse Estela de Carlotto, titular das Abuelas.

Seu pai, Juan Manuel Darroux, foi sequestrado no início de dezembro de 1977. Em poucas semanas, sua mãe recebeu uma carta dos militares convocando-a para um encontro. Na esperança de obter informações sobre seu parceiro, a mulher, que estava grávida de dois meses compareceu  e sua família não soube mais nada deles.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s