O olhar do The Financial Times sobre o “apagão” argentino: “Uma séria vergonha para Macri”

O jornal britânico especializado em informações econômicas e financeiras afirmou que o apagão “na escala do desastre de domingo”, que deixou quase 50 milhões de pessoas sem eletricidade “não tem precedentes”. “O corte de energia foi uma séria vergonha para o presidente Mauricio Macri, que enfrenta uma campanha eleitoral difícil no meio de uma recessão”.

FONTE: Política Argentina

O blecaute de domingo teve várias repercussões internacionais. No entanto, nenhum foi tão crítico quanto o jornal inglês Financial Times, que lembrou que o presidente Mauricio Macri impôs “aumentos impopulares no preço da eletricidade” com a promessa de que “melhoraria o sistema”. O grande apagão do fim de semana deixou em evidência um novo fracasso do governo de Cambiemos.

5d08ed455a3b9.kdf_.kdfskfds_750x486

O artigo afirma que “o governo fez um esforço para explicar na segunda-feira a causa de um grande apagão que deixou quase 50 milhões de pessoas em todo o país e no vizinho Uruguai” com a desculpa de que foi “um aumento súbito de energia”.

Gustavo Lopetegui, secretário de energia,  em entrevista a uma rádio local,  “não se atreveu a oferecer uma hipótese” sobre a causa do incidente porque não tinha todas as informações necessárias, contudo rejeitou a “possibilidade de um ataque cibernético”, acrescentou o jornal.


O artigo destaca que “o corte de energia no domingo foi uma séria vergonha para o presidente Mauricio Macri, que enfrenta uma difícil campanha eleitoral no meio de uma recessão”.


O Financial Times lembrou que em 2003 o nordeste dos EUA e o Canadá sofreram uma grande interrupção do fornecimento elétrico que afetou dezenas de milhões de pessoas. No entanto, ele disse que especialistas em eletricidade disseram que um apagão na escala do desastre de domingo “não tem precedentes”.


“Desde que assumiu o cargo em 2015, as tarifas de eletricidade aumentaram várias vezes, uma medida extremamente impopular que foi justificada como necessária para aumentar o investimento e evitar apagões”.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s