A dívida que Macri vai deixar: quanto dinheiro deve ser pago ao FMI a curto prazo?

FONTE: Política Argentina

A consultora Ecolatina publicou um relatório relacionado à dívida que a Argentina contraiu com o Fundo Monetário Internacional no governo de Mauricio Macri. O estudo menciona as cifras que o FMI desembolsou desde 2018 no âmbito do empréstimo stand-by, que até o dia de hoje corresponde a 90% do total do empréstimo pactuado.

5a04c0f932f4d.jpg_541755376_750x422

O valor é exorbitante: os argentinos terão que devolver ao FMI 46 bilhões de dólares entre 2022 e 2023. Isso foi estabelecido pela consultora Ecolatina ao divulgar um estudo sobre a dívida contraída pelo governo de Mauricio Macri com o organismo internacional.

Desde 2018, de acordo com o documento, o FMI desembolsou cerca de 45 bilhões de dólares para a Argentina, correspondendo a 80% dos 57 bilhões do empréstimo acordado. Também se faz menção de que a agência multilateral destinará 5,5 bilhões de dólares em conceito de reembolsos à Argentina antes do final do ano, se o Executivo cumprir os objetivos fiscais estabelecidos.

Portanto, até o final de 2019, quase 90% do empréstimo terá sido transferido, então será hora de começar a pensar na sua quitação. “Entre 2022 e 2023, a Argentina deve devolver ao FMI mais de US $ 46 bilhões entre capital e juros, o que implica 5% do PIB a cada ano”, analisa o documento.

Ecolatina acrescentou: “Se somarmos a isso o calendário de pagamentos de títulos públicos para aqueles anos, a quantia quase dobra. Consequentemente, o estado nacional enfrentará vencimentos próximos a 10% do PIB em 2022 e 2023”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s