Bolsonaro está certo: se Alberto Fernández for presidente pode haver “uma invasão da Argentina” no RS

O presidente Jair Bolsonaro lamentou a derrota eleitoral de Maurício Macri e disse que pode haver “uma invasão da Argentina” no Rio Grande do Sul. Ele está certo… pode voltar a “invasão de turistas”, ausente desde 2016.

Na inauguração de um trecho da rodovia 116 na cidade de Pelotas, RS, Jair Bolsonaro disse que, “se essa esquerdalha voltar aqui na Argentina, nós poderemos ter no Rio Grande do Sul um novo estado de Roraima”, e acrescentou que “Vocês [gaúchos] podem correr o risco de, ao ter uma catástrofe econômica lá, como teve na Venezuela, ter uma invasão da Argentina aqui”.

O mandatário brasileiro está certo. Se a Frente de todos chegar à presidência argentina, novamente pode voltar a famosa “invasão argentina” nas praias e balneários do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Só que será de turistas, como historicamente acontece, e não de refugiados.

turismo-515mh872k7l0
Imagen: http://www.misionesonline.net

A invasão não acontece desde 2016, começo da era Macri. De fato, segundo site argentino “Misiones Online”, número de turistas argentinos no verão de 2019 caiu entre 50% e 70% em relação ao verão de 2018. Foi o menor número em 5 anos. Ainda segundo dados do site, em 2017 o número de turistas tinha sido menor que em 2016.

Mas não é o único dado negativo: em 2019 os argentinos gastaram bem menos do que nos anos anteriores por causa da crise econômica e a depreciação do peso argentino em relação com o dólar.

Segundo José Luis Saravia, dono de uma agência imobiliária em Bombas, no Estado de Santa Catarina, “Os argentinos chegam com um orçamento muito apertado e buscam aluguéis que não excedam 300 reais; e alguns alugam apartamentos por 400 reais por dia”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s