Será possível adquirir óleo de cannabis em farmácias da província de Buenos Aires.

As farmácias funcionarão como um elo entre o produto importado dos Estados Unidos e a alfândega, para pacientes diagnosticados com receita médica. O óleo a ser comercializado é da marca Charlotte’s Web.

FUENTE: En Orsai

Maria Isabel Reinoso, presidente do Colégio de Farmacêuticos da província de Buenos Aires (Colfarma) e chefe da Confederação Farmacêutica Argentina (COFA), disse a respeito:

“Há quase três anos crescem os parentes e pacientes que se aproximam da farmácia e nos perguntam sobre o acesso ao óleo de cannabis para tratar da epilepsia refratária. Assim, realizamos um teste-piloto há um mês para que o pai de um paciente com esse diagnóstico pudesse adquirir o óleo e os resultados foram satisfatórios ”, disse ela.

Este procedimento foi autorizado pela Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia (ANMAT), para que o óleo de cannabis chegasse ao paciente com mais facilidade, rapidez e segurança.

“Com o tempo, vimos como são vendidas garrafas de cannabis pirata que alegam conter o óleo e descobrimos que na melhor das hipóteses elas tinham azeite de oliva. É uma fraude econômica e moral, além de brincar com os sentimentos e o dinheiro da família que está em uma situação muito delicada ”, afirmou Reinoso.

Por sua vez, a especialista disse que há treinamentos para farmacêuticos: “Continuaremos pedindo às autoridades de saúde para que o óleo de cannabis vá para a lista 2 de medicamentos, já que trabalhamos com outros analgésicos opiáceos sempre com o controle do Ministério, mas acreditamos que as famílias não podem ficar sem uma simples resposta ”.

Em 2017, a lei de cannabis medicinal foi regulamentada pela Lei 27.350 que trata da pesquisa médica e científica do uso medicinal da planta de cannabis e seus derivados. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a epilepsia refratária é uma doença cerebral crônica que é caracterizada por convulsões recorrentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s