Alberto cara a cara com o FMI: “O governo e o Fundo geraram essa crise”

Alberto Fernández finalmente participou da reunião com o FMI. No final do encontro, a Frente de Todos emitiu uma dura declaração. O texto afirma que “o candidato a Presidente reiterou sua preocupação com o fato de que os empréstimos concedidos [do FMI] foram usados ​​para financiar a saída de capitais”. Também detalham os pontos do acordo com o FMI que não foram cumpridos e falam de “catástrofe social”.

FONTE: Política argentina

No texto, o peronismo foi claro sobre a responsabilidade pela situação atual do país: “Quem gerou essa crise, o governo e o FMI, tem a responsabilidade de pôr um fim e reverter a catástrofe social que hoje atinge  uma parcela cada vez maior da sociedade argentina. Para tal fim, deveriam arbitrar todos e cada um dos meios e políticas necessários”.

“O Dr. Alberto Fernández concorda com os principais objetivos do acordo com o FMI”, esclareceram no documento, mas disseram que “a situação macroeconômica argentina se deteriorou significativamente. O empréstimo recebido não gerou nenhum dos resultados esperados. A economia real não parou de se contrair”.

“Até o momento, os desembolsos totais feitos pelo FMI totalizam aproximadamente US$ 44,5 bilhões e representam quase 80% do total do empréstimo. De acordo com os números oficiais disponíveis, entre junho de 2018 e julho de 2019, US$ 27,5 bilhões saíram do sistema de Formação de Ativos Externos de livre disponibilidade”, detalhou o documento.

Alberto Fernández lembrou que desde a Frente de Todos haviam advertido da situação no primeiro encontro que mantiveram com o FMI em junho passado, e que o último desembolso foi “inteiramente destinado a financiar a fuga [de capitais]”.

Além do candidato presidencial da Frente de Todos, participaram os funcionários do FMI, Alejandro Werner, Roberto Cardarelli e Trevor Alleyne e a equipe de trabalho de Fernández, composta por Santiago Cafiero, Guillermo Nielsen e Cecilia Todesca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s