Estreia ruim das medidas do governo Macri: o dólar caiu, mas as reservas caíram e o dólar “paralelo” voltou

O Banco Central perdeu US$ 1 bilhão devido à retirada maciça de depósitos, o dólar fechou em 58,41 e retornou o dólar “paralelo” a 64 pesos.

FONTE: Portal de Noticias

Em seu primeiro dia, as restrições cambiais mal permitiram conter o valor do dólar que, após a abertura a 60/61 pesos no mercado, encerrou o dia em $58,41.

Mas, ao mesmo tempo, houve uma queda acentuada nas reservas do Banco Central da República Argentina (BCRA) de quase US $ 1 bilhão como resultado da retirada de depósitos nos bancos pelos poupadores.

Além disso, destinou outro 1,18 bilhão de dólares à colocação de Leliqs (Letras do tesouro) com uma taxa extraordinária de 84% para impedir que os pesos fossem transferidos para a compra de dólares.

O outro resultado das limitações impostas pelo governo à compra de moeda americana foi o retorno do dólar “paralelo” (chamado de “blue”) que o Banco Central já antecipou que não iria intervir em nenhum caso. No bairro bancário da cidade de Buenos Aires, o dólar “blue” foi cotado esta tarde por volta de 64 pesos.

Houve longas filas de clientes que entraram em contato com os bancos mais cedo para sacar seus depósitos em pesos e moedas estrangeiras, devido ao medo normal de que possa voltar o “curralzinho” (bloqueio dos depósitos bancários acontecido na crise de 2001) no futuro.

Também houve dificuldades no acesso ao home banking e, nos poucos que foram autorizados a operar, a opção de compra e venda de moeda estrangeira não foi ativada.

Por fim, devido ao feriado nos Estados Unidos na segunda, será mesmo na terça-feira 3 o dia que realmente serão testadas as medidas adotadas pelo governo em termos de mercado de câmbio e capitais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s