Argentina e Brasil assinaram um acordo que estende por 10 anos o livre comércio de automóveis

O pacto bilateral era esperado pelas montadoras locais. Durante a próxima década, o coeficiente de intercambio comercial aumentará gradualmente. A partir de 2020, haverá uma abertura maior.

FUENTE: Ámbito Financiero

Por Horacio Alonso

Após longas e difíceis negociações, Argentina e Brasil concordaram hoje em estender o regime automotivo que está em vigor desde 2015 e expira em junho do próximo ano. O ministro da Produção, Dante Sica, e seu colega brasileiro, Paulo Guedes, assinaram o acordo após uma reunião no Brasil.

Imagem: Noticias argentinas

Desse modo, termina um período de incerteza no setor, agravado pelo tenso relacionamento entre o presidente Jair Bolsonaro e o candidato da Frente de Todos, Alberto Fernández, que tem grandes chances de comandar o país pelos próximos quatro anos.

O acordo se estende por 10 anos e o coeficiente de intercambio comercial entre os dois países aumentará gradualmente de 1,5 até 3. Haverá um benefício para as empresas que não consigam cumprir com o equilibro comercial exigido até 2020. O “perdão” que as empresas receberão os isentaria de pagar multas.

Especificamente, se modifica retroativamente o Flex, passando de 1,5 atual (para cada dólar exportado, pode ser importado por US $ 1,5 sem taxas) para 1,7 no período 2015/2020. Dessa forma, as empresas que hoje não cumprirem com o que está estabelecido em termos de intercambio, com o novo esquema, estarão em ordem. Entre 2020 e 2023, o Flex sobe para 1,8 e, a partir de então, cresce a cada dois anos até atingir 3. Vale lembrar que 70% da produção argentina de carros é destinada ao Brasil, principal parceiro do Mercosul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s