A desvalorização causada por Macri após as PASO causará aumentos de 15% em outubro

Os alimentos subirão novamente em outubro em média de 15% e atingirá o comércio atacadista e varejista.

FONTE: Política argentina

A desvalorização da moeda argentina causada pela decisão de Mauricio Macri de deixar o dólar subir desmesuradamente, após as eleições primárias de 11 de agosto (PASO), continua tendo consequências e, em outubro, o valor dos alimentos aumentará 15% em  detrimento do bolso dos consumidores.

Conforme noticiado pelo jornal BAE Negocios, o setor atacadista confirmou que a nova tabela de preços terá um aumento de 15%. Algumas das empresas que aplicarão esse aumento são SC Jonhson, Procter and Gamble, Taragüí, Azúcar Ledesma, Sancor, Coca-Cola, Danone, Elite, Babysec e Quickfood.

Uma das razões para o aumento de preços anunciado, é o aumento de dois bens essenciais, como farinha e óleo, que tiveram um aumento de 10%, sem explicação, nos últimos dias. Será difícil evitá-los, uma vez que os aumentos chegarão às redes de supermercados e ao comércio varejista.

Um fato preocupante também para o governo é que tanto a farinha quanto o óleo foram contemplados com a redução para 0%. do IVA (Imposto ao Valor Agregado). Isso significa que seu efeito foi liquefeito com as novas tabelas de preços que já estão nas mãos de todo o universo comercial.

No varejo, explicam os novos preços pelos aumentos de custos que estavam pendentes de transferência para o consumidor, embora alertem que as empresas também possam estar buscando proteção diante de um provável acordo de preços e salários do próximo governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s