Clube Banfield presta homenagem aos sócios desaparecidos na ditadura

A instituição esportiva do sul de Buenos Aires prestará homenagem aos sócios do clube desaparecidos durante a última ditadura cívico-militar, com a entrega das carteirinhas do clube para suas famílias.

FONTE: Primereando las noticias

Nesta quinta-feira, às 19h, no estádio Florencio Sola, as autoridades do Cub Atlético Banfield entregaram carteirinhas de sócio simbólicas aos familiares e amigos dos onze membros que pertenciam a essa instituição esportiva e que desapareceram na última ditadura cívico-militar (1976-1983).

Foram lembradas as figuras de Ricardo Chidichimo, Raúl Ceci, Roberto Matthews, Eduardo Streger, Silvia Streger, Leonel Saubiette, Alejandro Hansen, José Pablo “Tala” Ventura, Mario Pierrepont, Alberto Pera e Germán Gavio.

A atividade foi organizada pelo Grupo Banfield de Direitos Humanos e foi apoiada pelo Conselho de Administração do Clube, liderado por Lucía Barbuto.

A iniciativa se baseia em que os desaparecidos não podem ser enquadrados em nenhuma das causas para perder a condição de sócio: eles não foram expulsos, não renunciaram ao status de sócios e não deixaram de pagar a taxa por conta própria.

Em março passado, sócios, organizações sociais, organismos de direitos humanos e vizinhos fizeram um mural no estádio Florencio Sola. Sob o lema “Banfield vence o esquecimento“, o mural representa os desaparecidos no Pozo e no Colégio Normal de Banfield (ENAM). O trabalho foi realizado pelo coletivo artístico “Muralismo Nômade em Resistência”.

Outra entidade que também lembrou dos torcedores desaparecidos foi o Clube Atlético San Lorenzo de Almagro, que no final de agosto homenageou os sócios desaparecidos, com a entrega das carteirinhas da instituição às famílias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s