Participação recorde no 34º Encontro Nacional de Mulheres em La Plata

Centenas de milhares de mulheres, lésbicas, travestis e trans marcharam em uma caravana de três quilômetros de comprimento, tingida de verde pela reivindicação do aborto legal, seguro e gratuito. A organização garante que foi uma convocação histórica.

FONTE: Política argentina

Duzentas mil pessoas, de acordo com os cálculos mais cautelosos, quase meio milhão, segundo outras estimativas. A verdade é que centenas de milhares de mulheres, lésbicas, travestis, trans e não binárias se mobilizaram na marcha que percorreu a cidade de La Plata, na província de Buenos Aires, em uma reunião que a organização descreveu como histórica.

O local da próxima Reunião Plurinacional de Mulheres e Dissidentes foi votado por aclamação no Estádio Único de La Plata, no último dia do encontro. Assim, foi decidido que em 2020 acontecerá na cidade de San Luis.

A massiva presença das participantes foi notada desde o primeiro dia, apesar da forte tempestade que acompanhou o início. Como observado nas 87 oficinas e mais de 10 conversatórios, a marcha convocou mulheres, lésbicas, travestis, trans e não binários de todas as idades. A reivindicação da despenalização da interrupção legal da gravidez estava presente em todas as colunas da mobilização: a cor verde estava presente onde quer que você olhasse.

No evento foi debatido a mudança do nome, que agora passa a ser chamado “plurinacional” para contemplar a diversas etnias argentinas e latino-americanas. No início – e com o ato suspenso pela tempestade – a Comissão Organizadora leu um documento para dar as boas-vindas as participantes nas oficinas e em vários espaços: “Com muita felicidade e orgulho, damos as boas-vindas a La Plata, nesta 34ª edição do Encontro Nacional de Mulheres, o maior evento político de nosso movimento na expressão de suas lutas, em seu caráter anual, federal, plural, democrático, autônomo, horizontal, auto-sustentado, auto-convocado, plurinacional, feminista, popular e diversificado ”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s