Macri se despede do governo com o aumento dos combustíveis a partir de 1º de dezembro

Antes do ato de despedida do 7 de dezembro, Mauricio Macri autorizou as empresas de petróleo a aumentar os preços da gasolina em 5% a partir de 1º de  dezembro.

FONTE: Política argentina

O argumento oficial é a atualização dos custos após o congelamento ocorrido entre as primárias de 11 de agosto –PASO- e 14 de novembro. Segundo a presidência, ainda há cerca de 20 pontos percentuais para subir.

Se alguém fizer uma metáfora dos 10 dias de dezembro como a “longa semana” de despedida de Cambiemos, pode-se dizer que Mauricio Macri incluiu uma tarifaço final sobre os combustíveis como parte de seu longo adeus: o governo autorizou as companhias de petróleo a aumentar os preços da gasolina 5% a partir de 1 de dezembro, ou seja, em menos de 10 dias da sua partida do poder.

A confirmação da notícia foi feita pela agência oficial Télam, após consulta ao Ministério das Finanças e ao Ministério da Energia. Essas fontes explicaram o novo aumento de combustíveis no qual o atraso de preço totaliza cerca de 20 pontos percentuais, e sugerem que essa correção será deixada à administração de Alberto Fernández, que assume em 10 de dezembro.

É que, segundo o macrismo, o “congelamento” que chegou antes das PASO com tom eleitoral produziu aquele “atraso” que “agora é necessário compensar”. No entanto, o frio desse “congelamento” não começou agora, mas já houve duas atualizações: uma de 4 pontos em agosto e outra de 5 no início de novembro, apenas alguns dias atrás. Assim, nos últimos quatro meses de gestão da Macri, a gasolina subiu 11 pontos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s