Outro modelo: Alberto não solicitará os US$ 11 bilhões restantes do acordo com o FMI

O presidente eleito disse: “Se você tem um problema por estar muito endividado, acha que a solução é continuar se endividando?”

FONTE: Primereando las noticias

O presidente eleito Alberto Fernández disse que não pedirá os 11 bilhões de dólares que restam do empréstimo acordado com o FMI. O peronista começa a se diferenciar claramente do que tem sido a política econômica de Macri, baseada em dívidas irresponsáveis.

Alberto ironizou sobre a situação. “Se você tem um problema porque está muito endividado, acha que a solução é continuar pedindo emprestado? É mais ou menos como o cara que bebeu muito e está um pouco bêbado. A solução não é que ele continue bebendo, é que pare de beber. É uma das primeiras regras que precisamos ter: parar de pedir dinheiro”, disse à Radio con Vos.

Além disso, o presidente eleito antecipou que já havia esclarecido ao chefe do FMI que ele não fará um ajuste para diminuir o déficit e apostar na emissão monetária: “Eu não sei se o dinheiro do acordo virá, um acordo que diz que enviarão à Argentina cerca de 57 bilhões de dólares [dos quais] e já deram 45 bilhões até aqui, restam 11 bilhões. Tenho um grande problema e vou pedir 11 bilhões a mais? Quero parar de pedir e que me deixem pagar”.

“Não quero assinar acordos que não vou cumprir, esses acordos foram assinados por Macri e não cumpriu nenhum. Vou assinar um e o cumprirei. A primeira regra a cumprir é dizer ‘não me empreste mais dinheiro e deixe me desenvolver para poder pagá-los”, declarou a esse respeito.

Por outro lado, o presidente eleito tentou reforçar essa posição mais firme com o FMI reiterando que não ajustará a economia. “Foi ajustado tanto que se deixou de dar vacinas. Eu disse ao diretor do Fundo [Monetário Internacional], na Argentina reapareceram doenças porque pararam de dar vacinas, sarampo, catapora, tuberculose”, afirmou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s