A candidata que a Argentina apoiará na OEA para substituir o Almagro

O presidente da Organização dos Estados Americanos foi um dos principais impulsionadores do golpe de estado que ocorreu na Bolívia contra Evo Morales. O governo de Alberto Fernández, que concedeu asilo ao presidente boliviano deposto, fechou um acordo com o México para tentar deslocar o uruguaio e eleger Espinosa.

FONTE: Política argentina

Fernanda Espinosa

O presidente da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, permaneceu no olho do furação depois de ser um dos principais impulsionadores do golpe contra Evo Morales na Bolívia. Agora, a Argentina decidiu fazer uma aliança com o México e outros países para substituí-lo.

A candidata que a Argentina apoiará é a equatoriana Fernanda Espinosa. Segundo o portal La Politica Online, o acordo foi selado em uma reunião realizada pelo ministro das Relações Exteriores da Argentina, Felipe Solá, com seu colega mexicano, Marcelo Ebrard, em Montevidéu, durante a posse de Luis Lacalle Pou como presidente do Uruguai.

As opções argentinas estavam entre Espinosa e o peruano Hugo de Zela, mas prevaleceu a estratégia de apoiar quem mais votos consegueria. Foi o caso da equatoriana que lançou sua candidatura com o apoio principal do México.

Espinosa foi chanceler do Equador e presidenta da Assembleia Geral das Nações Unidas e reuniria uma dúzia de votos para as eleições no próximo dia 20 de março.

Cabe lembrar que um relatório da OEA de Almagro foi o que motivou o golpe contra Evo Morales. Segundo o órgão presidido pelo uruguaio, houve “fraude” em um mínimo de mesas, portanto o presidente boliviano deposto não haveria vencido no primeiro turno e teria que ir às urnas novamente. Isso resultou em uma escalada de violência da direita boliviana que forçou a renúncia de Morales. Almagro foi um dos primeiros a reconhecer a ditadora Jeanine Añez Chavez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s