O governo estipulou 170 medicamentos gratuitos para aposentados

O programa Vivir Mejor, que foi lançado em um ato liderado por Alberto Fernández, consta de 170 medicamentos que, a partir desta quarta-feira, o Estado Nacional entregará gratuitamente aos aposentados do PAMI. Serão beneficiados 5 milhões de afiliados.

FONTE: Política argentina

A lista, apresentada na terça-feira 10 pelo presidente Alberto Fernández, juntamente com Luana Volnovich, chefa do PAMI -Instituto Nacional de Serviços Sociais para Aposentados e Pensionados- consiste em uma série de remédios selecionados para garantir o tratamento adequado de patologias frequentes em idosos.

“Quando eu estava em campanha, a Argentina pagou 83% de taxa pelos Lelics [títulos públicos] e eu disse que iria parar de pagar os juros da dívida aos bancos para pagar aos aposentados. Me disseram que não era possível, me chamaram de demagogo e oportunista”, afirmou o presidente.

“Era necessário fazer os cálculos da forma certa, era necessário que não se roubasse e era necessário que, acima de tudo, priorizássemos aqueles que mais precisam, e os aposentados ficaram esquecidos nos últimos quatro anos” acrescentou.

A nova lista de medicamentos é composta por 170 princípios ativos essenciais, com 3.600 apresentações por marca registrada, amplamente utilizadas pelas afiliadas do Instituto.

O investimento para aplicar o programa será de $30 bilhões [2,3 bilhões de reais] financiados com recursos próprios do PAMI e com a receita gerada pelo Imposto País, aplicado às despesas no exterior e à compra de moeda estrangeira. Os medicamentos foram selecionados com base em seu impacto, segurança e eficácia comprovada, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguindo evidências e estatísticas científicas nacionais e internacionais do PAMI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s