Dívida externa: Argentina propõe redução de 62% dos juros e pagamento só a partir de 2023

Acompanhado pelo presidente Alberto Fernández e pelos governadores, o ministro de Economia, Martín Guzmán, apresentou o plano de oferta para reestruturar a dívida externa argentina. Proporá um desconto de 62% dos juros.

FONTE: El Destape Web

Em uma entrevista coletiva, o chefe da pasta da economia informou que na sexta-feira será realizada a apresentação oficial da oferta aos detentores estrangeiros de títulos públicos. O país estipula um período de carência de três anos, um desconto do capital de 5,4% e outro de 62% nos juros da dívida. Dessa forma, o Estado não deve fazer nenhum desembolso até 2023.

Além disso, a oferta estabelece a criação de um título com taxas médias de 0,5%, que cresceriam “mas em níveis sustentáveis”. Portanto, os juros médios que a Argentina pagaria seriam de 2,32%.

“Não houve entendimento entre os detentores de títulos sobre a sustentabilidade da dívida. Propomos mudar a estrutura de títulos por outra”, destacou Guzmán no início da conferência.

Os credores terão 20 dias, a partir de amanhã, para responder ao pedido argentino. Em tal sentido, o ministro enfatizou que nesse período “haverá pessoas jogando muito forte e essas serão as vozes dos detentores de títulos, que querem que a Argentina pague mais do que pode pagar”.

“A sociedade deve se comprometer a permanecer unida em torno da nossa oferta. Estamos diante de um momento fundacional para poder nos recuperar e trabalharemos para alcançar um entendimento bem-sucedido”, acrescentou Guzmán.

Por sua parte, o presidente observou que o governo recebeu o país em um “default virtual”, mas enfatizou que, mesmo com a “situação do coronavírus”, a equipe econômica trabalhou com absoluta responsabilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s