Foi preso em Paraty repressor acusado pelo assassinato de Rodolfo Walsh

O repressor Gonzalo «Chispa» Sánchez, envolvido no chamado caso ESMA e acusado  do assassinato do escritor e jornalista Rodolfo Walsh em 1977, foi preso no Brasil e será extraditado para a Argentina.

FONTE: Portal de noticias

Rodolfo Walsh, escritor e jornalista assassinado em 1977.

Sánchez estava na cidade de Paraty, sul do estado de Rio de Janeiro, e a peculiaridade do fato, além de seu papel criminoso durante a ditadura, é que ele será o primeiro genocida extraditado na presidência de Jair Bolsonaro, apologista das ditaduras que atormentaram a América Latina durante as décadas de 1960 e 1970.

Segundo o jornalista Darío Pignotti, em 2013, durante o governo da presidente e ex-prisioneira política Dilma Rousseff, Sánchez foi preso pela primeira vez em Angra dos Reis, também no litoral do Rio de Janeiro, onde trabalhou como engenheiro naval. Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou sua extradição e, desde então, ele estava foragido.

O mandado de prisão foi assinado pelo juiz Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal. Em dezembro de 2017, o Supremo Tribunal Federal concedeu o pedido de extradição apresentado pelo governo argentino por 3 votos a 2, com base em uma solicitação emitida pelo juiz federal Sergio Torres em 2009.

O genocida Sánchez é acusado de crimes como sequestros, assassinatos, desaparecimentos e torturas, delitos que segundo a Convenção da ONU, que trata dos crimes de guerra e crimes contra a humanidade, não prescrevem.

Óculos que Walsh usava no dia de seu assassinato.

O criminoso foi oficial da Prefeitura Naval e durante a ditadura participou dos chamados “voos da morte” e fazia parte do Grupo de Trabalho 3.3 da ESMA, que atirou em Walsh na tarde de 25 de março de 1977, na esquina das avenidas Entre Ríos e San Juan, no bairro de San Cristóbal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s