Cientistas argentinos criaram um teste de diagnóstico rápido para COVID-19

Foi apresentado pelo presidente Alberto Fernández juntamente com os ministros da Saúde e Ciência e Tecnologia.

FONTE: Portal de noticias

O presidente Alberto Fernández encabeçou nesta sexta-feira na residência de Olivos a apresentação de um teste de diagnóstico rápido e econômico, desenvolvido por cientistas argentinos, para detectar o SARS-CoV-2.

O “NEOKIT-COVID-19” permite obter resultados em menos de 2 horas com sensibilidade semelhante às técnicas atuais de PCR e já foi aprovado pela ANMAT (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica), órgão equivalente à ANVISA.

Está previsto para ser usado pelo setor público no âmbito da estratégia do Ministério da Saúde para o diagnóstico de COVID-19. Os primeiros 10.000 testes serão produzidos nos próximos 10 dias. E, em curto prazo, 100.000 testes podem ser preparados por semana.

“Estou muito contente. Isso nos permite enfrentar o controle da pandemia de uma maneira diferente”, garantiu o presidente argentino durante a apresentação, na qual esteve acompanhado pelos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, Roberto Salvarezza, e da saúde, Ginés González García.

Ainda segundo o Presidente, o teste “foi desenvolvido por pesquisadores argentinos e produzido por um laboratório argentino, isso é tão importante para o desenvolvimento de um país, pois mostra que não dependemos de outros. Isso é soberania, e é isso que todos devem entender”. E acrescentou: “o teste nos permite saber rapidamente quem está infectado e quem não está, e tratá-lo a partir daí. Também nos permite saber quem está infectado e não apresenta sintomas”.

O novo teste, realizado com recursos do governo nacional, também tem a vantagem de poder ser mantido a temperaturas entre 4 e 8 graus, sem a necessidade de um freezer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s