Cientistas argentinos desenvolveram um soro que neutralizaria o coronavírus

O medicamento tem a característica de servir para tratar pessoas infectadas com Covid-19 nos estágios iniciais ou moderados da doença. O produto mostrou, em laboratório, capacidade de neutralizar o vírus e agora procura-se avançar com os ensaios clínicos.

FONTE: Em orsai

Científicos argentinos dieron un gran avance y desarrollaron un suero que neutralizaría el coronavirus

Em mais um exemplo das possibilidades do avanço da ciência tem apoio do estado, cientistas argentinos obtiveram um soro hiperimune para tratar pacientes infectados com Covid-19 em estágios iniciais ou moderados da doença.

A droga mostrou, em testes de laboratório (in vitro), a capacidade de neutralizar o vírus SARS-CoV-2. O o próximo passo, com miras a um possível processo de produção e distribuição, seria avançar com ensaios clínicos em humanos para verificar sua segurança e eficácia.

A descoberta é produto do trabalho de coordenação público-privada, liderado por pesquisadores do laboratório Inmunova, do Instituto Biológico Argentino e da ANLIS-Malbrán, com a colaboração da Fundação do Instituto Leloir (FIL), Mabxience, Conicet e a Universidade Nacional de San Martín (Unsam).

“Em março, estávamos no meio de um ensaio clínico de nosso soro para prevenção da Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU) e começamos a ter informações sobre o SARS-CoV-2. A incerteza era enorme, tivemos algumas reuniões e vimos a possibilidade de aplicar a mesma tecnologia à Covid-19”, explicou Fernando Goldbaum, diretor científico da Inmunova e chefe do Laboratório de Imunologia Molecular e Microbiologia da FIL.

De acordo com ele, este soro fornece a chamada “imunidade passiva” ao paciente e é semelhante ao usado para tratar envenenamento por picada de cobra e escorpião ou exposição ao vírus da raiva. Para tal, uma proteína de vírus recombinante foi usada como antígeno (molécula para induzir uma resposta imune) para obter anticorpos policlonais equinos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s