Governo apresenta Plano Nacional de Ação contra Violência de Gênero.

Acompanhado pela Ministra da Mulher, Gênero e Diversidade, Elizabeth Gómez Alcorta, o Presidente Alberto Fernández apresentou o Plano Nacional de Ação contra a Violência de Gênero.

Elizabeth Gómez Alcorta e Alberto Fernández.

Nesta sexta-feira, o presidente Alberto Fernández apresentou o Plano Nacional de Ação contra a Violência de Gênero, que abrange não apenas as mulheres, mas também a população LGBTI +. Ele prioriza três questões fundamentais: violência extrema – feminicídios, travesticidios, transfemicidios -, a autonomia econômica das pessoas em situações de violência e a dimensão cultural e estrutural do problema. Ao contrário do que acontecia no governo macrista, a abordagem não se concentra apenas no atendimento de emergência, mas visa alterar as condições estruturais que afetam as pessoas em situações de violência de gênero. O paradigma mudou: de uma abordagem individual para uma integral e interseccional.

“Durante o meu mandato, tenho que lidar com o default [da dívida externa], a pandemia e o fim do patriarcado. Da pandemia, sairemos mais unidos do que nunca; a partir do default, sairemos mais fortes, sabendo que a solução está em nossas mãos, e também do patriarcado vamos sair e seremos mais iguais”, afirmou o chefe de estado acompanhado pela ministra da Mulher, Gênero e Diversidade, Elizabeth Gómez Alcorta.

Ao mesmo tempo, Alberto Fernández enfatizou que é “vergonhoso que alguém sofra violência por ser mulher” e, nesse sentido, acrescentou que essa situação “não pode mais ser sustentada e deve ser punida”, pois “tolerar isso nos torna uma sociedade horrível”. No mesmo tom, ele reconheceu: “Eu sou o primeiro a entrar na fila daqueles que precisam mudar”.

Antes de concluir, o presidente observou que seu governo é “aquele com mais mulheres em funções de alto nível”. Por sua vez, antecipando o projeto dias atrás, Gómez Alcorta afirmou que “o desafio é poder mudar o paradigma da abordagem da violência de gênero”, não só através de seu gabinete, mas de todo o Poder Executivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s