Presença de mulheres em posições hierárquicas dobrou no governo de Fernández

Como aponta um relatório da Casa Civil, 37% dos cargos mais altos na Administração Pública Nacional são ocupados por mulheres em julho de 2020, enquanto no final do governo anterior, elas representavam apenas 19%.

FONTE: Política Argentina

Elizabeth Gómez Alcorta, Ministra de Mulheres, Gêneros e Diversidade.

A partir de um relatório promovido pelo chefe da casa Civil, Santiago Cafiero, desprende-se que 37% das posições mais altas na estrutura organizacional do total dos cargos hierárquicos, são ocupadas por mulheres, enquanto o governo anterior encerrou sua administração com 19% nesses altos comandos, que incluem ministérios, secretarias e subsecretárias.

Sob a chefia de Elizabeth Gómez Alcorta, o Minstério de Mulheres, Gêneros e Diversidade, atualmente possui a maior cota de mulheres, ocupando todas as posições hierárquicas, incluindo uma mulher trans, a primeira a ocupar uma alta posição na Administração Pública Nacional; seguido pelo Ministério da Segurança, com 58%, e depois os Ministérios da Justiça e Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Educação, três pastas que atingem uma representação exata de 50% da paridade.

Segundo o relatório, desde o início de seu mandato, o presidente Alberto Fernández tomou a decisão de se aprofundar nas questões de gênero por meio de políticas públicas que visam prestar assistência às vítimas de violências e trabalhar para criar condições para a sociedade mais justa e mais igualitária. Vale lembrar o discurso de abertura do Congresso, em 1º de março, onde o presidente confirmou sua decisão de promover a aprovação da Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez, enquanto anunciava um plano de assistência a gestantes em situação de situação de vulnerabilidade, chamado “plano de 1000 dias”. Nos dois projetos, o governo busca garantir a expansão dos direitos às mulheres, além de oferecer proteção e apoio em três momentos determinantes: gravidez, nascimento e primeiros anos de educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s