Dívida externa: “O acordo alivia compromissos de US$ 42,5 bilhões nos primeiros cinco anos”

O ministro da Economia, Martín Guzmán, especificou os pontos principais da reestruturação da dívida que traz alívio à Argentina.

FONTE: Portal de noticias

Martín Guzmán, Ministro da Economia,

O Ministro da Economia, Martín Guzmán, fez uma conferência de imprensa na terça-feira no Palácio de Fazenda, na qual forneceu detalhes sobre o acordo de reestruturação da dívida alcançado pela Argentina e três grupos de credores externos.

Nesse sentido, o ministro afirmou que o acordo alcançado com um grupo majoritário de credores privados é “um passo muito importante no processo de tranquilizar a macroeconomia argentina e começar a resolver a crise que está em andamento” desde abril de 2018.

Ele especificou que o acordo de pagamento da dívida com credores externos permitirá “remover a situação de asfixia do setor público” e “gerar condições de certeza e previsibilidade”, durante a coletiva de imprensa sobre o acordo de reestruturação da dívida.

O acordo alcançado implica para a Argentina uma redução da dívida de US $ 42,5 bilhões durante os primeiros cinco anos, explicou Guzmán, assegurando que a negociação permitiu reduzir os juros de um valor estimado de 7% na média para 3%, juntamente com uma redução de capital de 1,9%.

O ministro da Economia disse que a reestruturação da dívida alcançada com os grupos majoritários de credores “implicou um esforço significativo de todos os lados”, uma vez que “não existe um acordo perfeito”, mas esclareceu que “era necessário dar uma base de lançamento para a economia argentina”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s