Foi lançado com sucesso o satélite Saocom-1B, o mais sofisticado fabricado na Argentina

O satélite de observação decolou hoje às 20h19 a bordo de um foguete Falcon 9, do Space-X, da base do Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.

FONTE: Portal de noticias

Na noite de domingo, foi realizado com sucesso o lançamento do Satélite Argentino de Observação por Micro-ondas (Saocom) 1B de Cabo Canaveral, estado da Flórida (Estados Unidos) pela SpaceX .

Em outubro de 2018 foi lançado o Saocom 1A, que, assim como o 1B, terá entre seus objetivos medir, em qualquer condição climática e horário do dia, a umidade do solo e aplicações em emergências como a detecção de derramamentos de hidrocarbonetos no mar e monitoramento da cobertura hídrica durante as enchentes, segundo a agência Télam.

O projeto foi pensado para oferecer soluções aos problemas que as informações de outros satélites não conseguiam resolver, de acordo com as exigências feitas pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e pelo Instituto Nacional das Águas (INA) para atender às necessidades do setores produtivos e gestão de emergências e catástrofes naturais.

Ambos os satélites funcionarão em conjunto com os 4 Cosmo-Skymed, da Agência Espacial Italiana (ASI), e os 6 que compõem o Sistema de Satélites Ítalo-Argentino para Gerenciamento de Emergências (Siasge), que é a maior missão entre as duas agências espaciais.

O satélite incorpora uma tecnologia complexa desenvolvida no país, como o Radar de Abertura Sintética (SAR na sigla em inglês), cujo sinal de micro-ondas pode passar pelas nuvens e captar imagens da superfície terrestre, mesmo que esteja nublado, independentemente de ser de dia. ou à noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s