Na Argentina, em agosto 54% das fábricas funcionaram normalmente

De acordo com o INDEC, entre julho e agosto houve melhora no percentual de indústrias que se aproximaram da normal operação. O setor com os melhores indicadores foi alimentos, bebidas e fumo. Em sentido contrário, o item com maior índice de inatividade foi têxtil, vestuário, couro e calçados.

FONTE: Política argentina

O Instituto Nacional de Estatística e Censos -INDEC- divulgou uma nova pesquisa qualitativa no contexto da pandemia da Covid-19 da qual se desprende que 54,1% da indústria de transformação operava normalmente em agosto, o que significou uma melhora em relação a 51% em julho.

Nesse sentido, o melhor indicador foi alcançado, novamente, pelo setor de “alimentos, bebidas e fumo”, onde 74% das fábricas conseguiu operar sem sofrer os efeitos negativos do coronavírus. No entanto, o número diminuiu três pontos se comparado com o mês anterior, devido à contração da produção de alimentos e bebidas, que apresentou um decréscimo de quase 5%.

Seguiram-se as categorias de “madeira, papel, edição e impressão” e “refino de petróleo, produtos químicos, borracha e plásticos”. No primeiro caso, a proporção de empresas que operaram normalmente passou de 58% para 66% em um mês enquanto, no segundo caso, o número cresceu de 57% para quase 62%.

De acordo com o levantamento do INDEC, as fábricas que conseguiram desenvolver algum tipo de produção em agosto disseram que os principais problemas que tiveram estão ligados à queda da demanda interna, principalmente em função da quarentena, e às dificuldades financeiras, devido ao prorrogação dos prazos de pagamento dos clientes.

Em termos agregados, apenas 2,6% da indústria estava totalmente paralisada pelas consequências da Covid-19, quando em julho o percentual era de 4%.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s