O ministro Guzmán confirmou que não haverá desvalorização do peso

Apesar das pressões do mercado e da mídia hegemônica, o ministro da Economia negou que o peso vá se desvalorizar fortemente.

FONTE: Portal de noticias

O ministro da Economia, Martín Guzmán, afirmou hoje que “não haverá desvalorização” do peso e assegurou que só “continuará a desvalorização [normal] do peso frente ao dólar por conta da inflação, como tem acontecido até agora”, em diálogo com a rádio Radio con Vos .

De qualquer forma, o ministro admitiu que “as expectativas de desvalorização afetam indiretamente a economia” e que, por isso, visam primeiro “estabilizar a brecha [diferença entre o valor do peso no câmbio clandestino e o oficial] e depois reduzi-la”.

“Temos uma situação de defasagem cambial muito elevada, mas também há uma circunstância em que temos superávit comercial, não há pagamento da dívida externa e, apesar do que se diz, há 41 bilhões de dólares de reserva. E há controles de capitais”, explicou Guzmán.

«A brecha gera expectativas de desvalorização que não condizem com as circunstâncias que enfrentamos na frente externa”. Essa combinação nos permite dar continuidade à política de câmbio pelo câmbio oficial, que é o que importa para os preços e para a macroeconomia”, insistiu.

Segundo o responsável pela economia, “hoje existe esta situação peculiar em que há uma frente financeira com as características que mostra uma instabilidade muito forte, mas ao mesmo tempo a economia real dá sinais de recuperação”. “Uma sociedade fragmentada é uma sociedade que tem dificuldade em ter uma economia tranquila. Isso importa muito, é claro. Estabilizarmo-nos e colocarmo-nos em um ambiente de tranquilidade econômica é uma tarefa coletiva. Estamos todos nisso”, afirmou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s