Argentina assumiu a presidência do Mercosul e Alberto solicitou a incorporação da Bolívia

O presidente Fernández garantiu que o Mercosul regional é uma política de Estado e que buscará torná-lo “o carro-chefe do desenvolvimento sustentável, da inovação tecnológica e da inclusão social”.

FONTE: Tiempo argentino

O Presidente Alberto Fernández participou nesta quarta-feira da Cúpula de Presidentes dos Países do Mercosul, onde recebeu a presidência pro tempore do bloco regional até 2021.

Os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, do Paraguai, Mario Abdo Benítez, da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, assim como o da Bolívia, Luis Arce, e o do Chile, Sebastián Piñera, esses dois participaram da cúpula virtual como membros associados.

Após agradecer a Lacalle Pou pelo empenho em presidir o Mercosul durante a pandemia, Alberto destacou a importância do bloco como política de Estado para a Argentina e o mais importante projeto político regional do país.

“Quero compartilhar o sonho de um Mercosul diferente, transformado em carro-chefe do desenvolvimento sustentável, da inovação tecnológica e, acima de tudo, da inclusão social”, disse e, parafraseando o Papa Francisco, acrescentou: “Vamos construir um continentalismo solidário porque ninguém se salva sozinho ”.

“Não há integração regional bem-sucedida com integração social fracassada, e não há economia regional robusta com economia interna desnutrida”, disse o presidente e pediu “a superação da globalização da indiferença e a construção de uma universalização da solidariedade”.

Fernández assegurou que “a unidade latino-americana é um valor que não podemos ignorar” e agradeceu “o trabalho realizado neste momento. Estou no comando do Mercosul em um momento difícil, mas com muito entusiasmo porque vejo que estamos todos na mesma página”. “Tentaremos aprofundar os laços e acabar com as barreiras que existem, reivindicando a democracia pela qual celebro o retorno à democracia na Bolívia e trabalhando para acabar com os problemas de fronteira que temos para que a integração seja plena e absoluta”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s