Governo argentino assinou acordo com empresa chinesa para fabricação de carros elétricos

A Jiangsu Jiankang Automobile prometeu fazer os investimentos necessários para a construção de uma nova fábrica na Argentina. Terá como objetivo atender o mercado interno e exportar para toda a América Latina.

FONTE:

El gobierno firmó acuerdo con empresa china para fabricar autos eléctricos en el país

O governo argentino segue de perto a agenda verde e está comprometido com a mobilidade sustentável. Nesse sentido, o ministro Matías Kulfas e o atual embaixador na China, Sabino Vaca Narvaja, firmaram esta semana um acordo com a Jiangsu Jiankang Automobile para a fabricação de carros elétricos e baterias com o lítio argentino.

Segundo detalham fontes oficiais, “a empresa comprometeu-se a fazer os investimentos necessários à construção de uma nova fábrica de baterias com mobilidade sustentável”. Por sua vez, “avançará também em uma fábrica de chassis completos de ônibus urbanos de passageiros, unidades de aproximadamente 12 metros de comprimento, em território argentino”.

O Governo pretende que esta atividade, além de abastecer o mercado interno, gere exportações. Ainda, o acordo das partes detalha: “A fábrica deve ter capacidade de escala econômica que seja viável para abastecer razoavelmente os mercados argentino e externo, em particular, os mercados vizinhos na América”.

“Acreditamos que há condições para que a Argentina assuma um papel de liderança em eletromobilidade, com uma regulamentação legal robusta que estamos desenhando”, confirmou o presidente Alberto Fernández na semana passada no fórum de Davos.

Vaca Narvaja disse que “este é um projeto estratégico dado o alto valor agregado que a transformação do lítio em baterias significa e o desenvolvimento da indústria de veículos elétricos para o país”. Atualmente a Argentina possui um sétimo das reservas mundiais de lítio e é o terceiro maior produtor deste bem no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s