Argentina volta a exportar gás ao Brasil após seis anos

A exportação de gás para abastecer a Usina Térmica do Uruguaiana permitirá um faturamento de até meio milhão de dólares por dia.

FONTE: Portal de noticias

O país retomou as exportações de gás ao Brasil após uma paralisação de seis anos, com a entrada em operação da Usina Termelétrica Uruguaiana (CTU), localizada no Rio Grande do Sul.

A exportação pode gerar uma receita de divisas de até meio milhão de dólares por dia, desde que a demanda interna não necessite do recurso, conforme anunciado nesta segunda-feira pelo secretário de Energia, Daniel Martínez.

“O início da CTU é um avanço, principalmente porque permite à Argentina gerar divisas, mas também abre uma oportunidade para fortalecer o comércio internacional, os laços de integração energética e melhorar a balança comercial”, disse o responsável.

A exportação dos excedentes de gás argentino é provisória e estima-se que esse processo só poderá se consolidar nos próximos meses, uma vez que o inverno tenha passado e o Plano do Gás comece a dar os resultados esperados, o que permitirá à Argentina iniciar a trajetória rumo à autossuficiência, com possibilidade de consolidar exportações para o Chile, Uruguai e Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s