Alberto Fernández foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por sua ajuda a Evo Morales

O Comitê Nobel norueguês aceitou a proposta de um grupo de deputados bolivianos para o presidente Alberto Fernández ser candidato ao Prêmio Nobel da Paz por sua “atitude determinada e corajosa que salvou a vida” do ex-presidente Evo Morales.

FONTE: Diario registrado

Alberto Fernández realizou hoje uma videoconferência, com Evo Morales, o senador Leonardo Loza e deputado Gualberto Arispe Maita, legisladores que promoveram a iniciativa junto com seus pares Santos Mamani Espinoza e Grobert Nogales Grageda, representantes da Assembleia Legislativa Plurinacional do Movimento pelo Socialismo no poder.

O presidente garantiu: “Eu faria o mesmo mil vezes, só fiz o que um homem bom e democrático deveria fazer”. E acrescentoou: “Se em algum momento senti que havia cumprido meu dever, foi quando te abracei [a Evo Morales] na ponte e você voltou para sua terra, naquele momento vi que cumprimos o objetivo. O único mérito meu foi cuidar de alguém tão caro aos bolivianos e ajudar a voltar o máximo possível a democracia ”.

Por sua vez, o ex-presidente Evo Morales quis ressaltar sua gratidão: “O que vocês fizeram pela Bolívia, pela democracia, pela minha vida é uma coisa sem precedentes, algo único no mundo. Depois que voltei, alguns dirigentes me perguntaram como podemos agradecê-lo, esse era o sentimento geral e daí surgiu a ideia de apresentá-lo como candidato ao Prêmio Nobel da Paz.

Além disso, garantiu que durante os 11 meses que esteve na Argentina “me senti em casa, graças à solidariedade e ao amor de todos os argentinos”.

Em sua proposta, os deputados consideram que Fernández “é um jurista que sempre esteve comprometido com a causa e a prática dos direitos humanos na Argentina e na América Latina” e que “permitiu a recuperação das instituições democráticas e acabou com a perseguição e a discriminação sofrida pelos povos indígenas durante o golpe de estado de 10 de novembro de 2019 ”.

Os candidatos ao prêmio devem ser indicados por indivíduos qualificados, como membros de assembleias nacionais ou ex-premiados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s