Uruguai confirmou pressão de Macri para anunciar o acordo Mercosul-UE porque queria uma “conquista eleitoral”

O chanceler uruguaio, Francisco Bustillo, assegurou na Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara dos Deputados do Uruguai que o famoso acordo entre o Mercosul e a União Europeia nunca foi “fechado” e que essa falsa notícia foi fruto da pressão de Mauricio Macri para ter uma “conquista política” para mostrar no ano eleitoral.

FONTE: Política argentina

“Presidente, eu o parabenizo. Em sua presidência isso foi conquistado. Depois de 20 anos de negociação … Temos um acordo entre a União Europeia e o Mercosul ”, disse o ex-chanceler argentino Faurie ao ex-presidente Macri em 2019, quando estavam em campanha eleitoral, em áudio de WhatsApp que tornaram viral naquela época.

Não era apenas mentira, mas também produto de pressão diplomática. É que Bustillo, conforme noticiado pelo portal uruguaio “Semanario Búsqueda” e confirmado por diversos meios de comunicação, revelou que na realidade o acordo com a UE “ainda não foi fechado”, e argumentou que naquela época o anúncio do fechamento das negociações se deu à urgência do governo argentino liderado por Macri em mostrar essa conquista antes das eleições presidenciais de 2019.

“Não está fechado, o núcleo central do mesmo foi pactuado, mas há quatro ou cinco questões muito importantes” que impedem sua ratificação, disse o chefe de Relações Exteriores do país vizinho a respeito do acordo de livre comércio negociado por 20 anos. Nesse sentido, explicou que ainda não se chegou a um acordo sobre etanol, indicações geográficas e até mesmo aspectos relacionados a questões jurídicas e tradução do documento, informou o jornal El País de Uruguai.

Segundo o jornal Perfil, outro dos argumentos do chanceler foi que os europeus estão preocupados com a questão do meio ambiente por conta dos incêndios que a Amazônia sofreu nos últimos tempos e da política de Jair Bolsonaro nesse aspecto. Este último tema já é público: Emmanuel Macron, o presidente francês, disse mais de uma vez em público que isso é um impedimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s