Governo Fernández denunciou Macri pela dívida com o FMI

Por meio do Gabinete Anticorrupção, o governo Fernández formalizou a denúncia contra o ex-presidente e ex-funcionários por “fraude e desvio de dinheiro público”.

FONTE: El destape

Mauricio Macri e o ex-ministro das Finanças Nicolás Dujovne;

Tal como o presidente Alberto Fernández adiantara na abertura das sessões ordinárias do Congresso, o Gabinete Anticorrupção entrou com uma ação criminal contra Mauricio Macri e ex-funcionários de sua administração pelo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que endividou o país por mais de 40 bilhões de dólares. A acusação também inclui o ex-ministro das Finanças Nicolás Dujovne, o ministro da Fazenda Luis Caputo e aos ex-presidentes do Banco Central, Adolfo Struzenegger e Guido Sandleris.

A denúncia foi apresentada pelo Governo após ouvir os relatórios do Banco Central da República Argentina e da Auditoria dos Curadores Gerais da Nação sobre os procedimentos aplicados para a celebração do crédito Stand By com FMI.

Segundo a queixa crime, em 20 de junho de 2018, o FMI aprovou um novo empréstimo, que se destinava “ao pagamento da formação de ativos externos, em prejuízo do Estado argentino e de toda a nação, que com o a dívida subsidiou os lucros dos especuladores por decisão dos denunciados”. Com esses recursos, os funcionários de Macri “executaram um programa criminoso destinado a gerar enormes lucros finais em dólares para pessoas físicas e jurídicas, que foram pagos com dívidas externas contraídas pelo Estado Nacional”.

Do mesmo modo, assinala que a decisão de realizar o maior empréstimo concedido pelo FMI na sua história, foi realizada “com urgência” e violou as regras essenciais do órgão internacional de crédito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s