Investimento disparou e já é o maior desde 2017

Nissan, Globant, Unilever, Coca Cola, Grupo CIMPA, Scania: empresas de todo o país e de diversos setores estão investindo maciçamente na Argentina e o percentual de Investimento sobre o PIB já está próximo a 16%.

Por Ezequiel Orlando

FONTE: El Destape Web

Investimento disparou e já é o maior desde 2017.

Dentro do plano de recuperação econômica promovido pelo Governo Fernández, os investimentos no setor produtivo começam a puxar o ritmo da atividade econômica. A reativação do investimento foi tal que alcançou quase 16% do PIB no quarto trimestre de 2020, a maior marca desde o final de 2017. Apesar da pandemia, as empresas começaram a anunciar planos de incentivo à expansão da produção.

No quarto trimestre de 2020, o investimento representou 15,8% do PIB, percentual semelhante ao do final de 2017 (15,6%), muito antes da pandemia. Durante o kirchnerismo, manteve-se acima de 17%, entre 2005 e 2008 e entre 2010 e 2011. Mauricio Macri se encarregou de reduzir drasticamente essa participação no processo de desindustrialização que realizou.

Longe da manada de empresas que fogem do país, que um setor hegemônico da economia diz existir para pressionar o governo, a chegada de investimentos de grandes empresas foi uma constante nos últimos seis meses. A par da melhoria da atividade, depois do piso mínimo que chegou a economia em junho do ano passado em plena quarentena, as empresas passaram a apostar na possibilidade de aumento do consumo interno e da atividade econômica em direção ao fim da pandemia.

No caso de investimentos de multinacionais e empresas de maior porte, esses geram um efeito impulsivo muito maior, pois mobilizam pequenas e médias empresas que fornecem insumos e também outras prestadoras de serviços. Embora as empresas fizessem anúncios ininterruptos ao longo de 2020, o ritmo acelerou nos últimos meses.

Matéria completa (em espanhol) disponível aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s